nossa equipe

A Uai!rrior

Criada em 2001, é formada por um professor coordenador e vários alunos dos cursos de graduação nas engenharias de Controle e Automação, Mecânica, Elétrica, Computação e Produção, e também do curso de Administração, todos da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI.

O intuito do projeto é desenvolver máquinas para competições de combate entre robôs, em várias modalidades e com diferentes objetivos. Os robôs são desenvolvidos a partir de projetos totalmente elaborados pelos estudantes e supervisionados pelo professor, utilizando toda a infra-estrutura cedida pela Universidade e pelas empresas que apoiam o projeto.

A equipe apresenta um modelo de funcionamento extremamente eficiente onde os integrantes são divididos em quatro subgrupos: Gestão, Visual, Eletrônica e Mecânica.

A experiência proporcionada pela participação na Equipe é de grande valor para os alunos, pois possibilita o desenvolvimento de novas habilidades e da capacidade de resolução de problemas em diversas áreas, muitas delas diferentes do que normalmente encontrariam em seus cursos e na sala de aula.

Hoje, com a grande exigência do mercado por profissionais com dinamismo, o projeto se torna uma importante extensão da faculdade.

O desenvolvimento de habilidades como o trabalho em grupo, liderança (no caso dos líderes de cada área e do capitão da Equipe) e o trabalho sobre pressão, principalmente durante as competições, é um grande diferencial do projeto com relação à experiência dos alunos envolvidos e que constrói uma forte base para o futuro.

Um dos pontos fortes do projeto é, também, possibilitar ao aluno o trabalho em projetos que funcionam à base de tecnologia de ponta, construindo uma sólida bagagem ao engenheiro em formação e possibilitando já concluir a graduação com um conhecimento agregado de significativa importância em sua carreira.

Toda essa oportunidade de aprender faz com que o processo seletivo para ingresso no projeto, normalmente realizado no início de cada ano, seja bastante disputado, valorizando ainda mais o trabalho e a dedicação dos integrantes que deixam de lado férias e feriados em prol da pesquisa e do aprendizado aliado à diversão.