itajubá

Itajubá encontra-se em uma posição geográfica privilegiada, pois localiza- se, praticamente, no centro do triângulo formado por Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Possui cinco excelentes instituições de ensino superior, entra as quais se destaca a UNIFEI. É uma cidade que vem demonstrando a sua vocação para a pesquisa e para o desenvolvimento tecnológico e científico.

Além da UNIFEI destacam-se, também, o Centro Universitário de Itajubá – UNIVERSITAS e as Faculdades de Medicina, de Enfermagem, e de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas – FACESM. A cidade conta ainda com o Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA. Este núcleo universitário possui uma população da ordem de 7.000 (sete mil) estudantes de nível superior.

Esta característica se insere no contexto do Programa Itajubá Tecnópolis, projeto este que busca assegurar a qualidade de vida para todos os seus habitantes, através de um projeto de desenvolvimento sustentável construído sobre os pilares da educação e do conhecimento.

Este projeto está sendo desenvolvido em uma velocidade crescente, começando a dar frutos e incentivando a todos que dele tomam conhecimento.

É importante salientar a posição de destaque de Itajubá no projeto da Rota Tecnológica 459, que vai de Lorena – SP a Poços de Caldas-MG e que propõe o desenvolvimento tecnológico, cultural e sócio-econômico integrado dos municípios da região. Além disso, a cidade está localizada próxima às outras faculdades da região do Vale do Paraíba como FEG-Unesp, ITA, UNITAU, UNISAL, UNIVAP, FAENQUIL e Faculdades do Sul de Minas como INATEL, FAI, UFLA, UNIVAS e PUC - Poços de Caldas.