Winter Challenge 2010. É campeão!

Notícia postada em: 12 de setembro de 2010

Depois de uma boa atuação na Robogames, partimos agora para as competições nacionais, de inicio a Winter Challenge na sua 6ª edição, organizada pela Robocore.

Como de costume este evento acontecia sempre nas férias de julho, sendo que desta vez, foi marcadopara o feriado de setembro. Acabou sendo um crédito a mais ao tempo que teríamos para montar os robôs, mesmo assim, a rotina não parou.

Dois projetos eletrônicos foram refeitos e diminuindo mais ainda o tamanho das placas, aumentando espaço interno dos robôs e o mais importante, mantendo a mesma qualidade e confiança.

Semana antes do evento, nada dos equipamentos pedidos na licitação a chegar, a nova tampa do Jubileu na usinagem e os calouros da equipe na ânsia de chegar logo o início da guerra. Partimos de Itajubá dia 03/07 e chegamos a Campos do Jordão por volta de 21h00min.

Desembarcamos nossos robôs e algumas ferramentas na escola que a gestão conseguiu com o apoio da Secretaria de Educação de Campos do Jordão.

O Evento

O sábado foi dedicado apenas para inspeções. Tudo ocorreu como esperado, todos os robôs passaram, apenas o Cálculo 1 teve que emagrecer um pouco, estava com o peso acima da regra. Nesses intervalos, foi o momento em que os novatos começaram a sentir o espírito de guerra, a necessidade de ajudar outras equipes para o robô adversário ficasse pronto a tempo, o empréstimo de ferramentas e materiais, idéias mirabolantes para futuras adaptações nos robôs, etc.

Dia 05/07, começa a guerra. A Primeira luta é da Besta contra o Banjo. Em um único lance, a Besta lança o robô Banjo para a lateral e ela fica parada de lado, mas se movimentando e com o coração na mão, ganhamos a luta com um belo estrago no robô adversário. Vinte minutos depois foi a vez do Jubileu, contra o robô da equipe ThundeRatz (Hypnos), vencemos por imobilidade do adversário graças ao impacto que foi violento, capaz de amassar sua proteção. O Butcher de primeira já pega uma rampa.

Os Cálculos ganham o primeiro jogo o que já garantiu um lugar no podium, não se sabia o que vinha no próximo dia. Logo ele chegou, recebendo um público mais presente do que no dia anterior e de surpresa, a visita dos alunos da UNIFEI campus Itabira, com o grande interesse de fundarem uma nova equipe e ganharam o total apoio da Uai!rrior.

A guerra retoma a sua rotina. O Jubileu após algumas lutas acaba quebrando sua arma, o jeito era improvisar com uma barra conseguida com outra equipe. Com algumas pancadas o nosso Featherweight é desclassificado, enquanto os Cálculos dão show.Começa a estréia do nosso sumô, o Tommy Lee. O primeiro robô desta categoria na Uai!rrior. As outras equipes ganharam vantagem devido à experiência que já tinham. A Besta parou novamente de lado quando enfrentou o Orion nas semi-finais, ganhando o 3º lugar na categoria Middleweight.

Os Cálculos vão para a final contra a equipe RioBotz. Duas equipes que já se confrontaram na Robogames 2010, nos EUA. Desta vez a vitória foi mineira, com muita raça, levando conosco o título de campeã brasileira na categoria Hockey. Entrega das premiações e o fim de mais um Winter Challenge. E fica a frase do organizador: “Estou orgulhoso de todos os participantes, esse ano o nível dos robôs subiu muito.”