LNA

O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Com sede administrativa em Itajubá, no estado de Minas Gerais, o LNA é a primeira instituição científica criada no Brasil sob o modelo de laboratório nacional, em 1985. Isso significa que, desde o início, a infraestrutura observacional gerenciada pelo LNA – sempre aprimorada, em grande parte por seus próprios quadros técnico-científicos, e ampliada, graças à participação em parcerias e consórcios internacionais – foi colocada à disposição de toda a comunidade astronômica brasileira.

O LNA é responsável pelo gerenciamento da participação brasileira em observatórios internacionais e do maior telescópio óptico existente em solo brasileiro, cujo espelho primário possui 1,60m de diâmetro. Este instrumento, que deu origem à instituição, encontra-se instalado no Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis, a poucos quilômetros de Itajubá. Sua primeira luz ocorreu em 1980, após quase duas décadas de discussões, negociações e planejamento.

A história do LNA, portanto, confunde-se com a história da astronomia brasileira nos últimos cinquenta anos, e mais especifi camente com a implantação e a consolidação da astrofísica no país.

Website:
http://lnapadrao.lna.br/

Endereço:
Rua Estados Unidos, 154
Bairro da Nações
37504-364  Itajubá - MG

Telefone:
(35) 3629-8100

Fax:
(35) 3623-1544

Patrocinadores